Introdução à Ciência da Computação com Jogos Bruno Feijó - Esteban Clua - Fávio S. Corrêa da Silva |
Esta página Web acompanha o livro Introdução à Ciencia da Computação com Jogos que pode ser adquirido na Editora Campus Elsevier.
Para ler alguns documentos nesta página, você precisa instalar o Adobe Reader (gratuito).
O conteúdo desta página estará em contínua modificação para atender às constantes demandas de estudantes e professores.
Ao lado de cada arquivo ou documento sempre há a data da última versão.
Data da última alteração nesta página Web: 28-Dec-09 04:44 PM
Instruções para Instalação do Ambiente de Programação
Para instalar o ambiente de programação, você precisa baixar e instalar dois produtos: o Java e a plataforma NetBeans.
Para tanto, vá para a página do Java http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp e escolha a opção JDK + NetBeans Bundle.
Testando o seu Ambiente de Programação
Para aprender e testar o ambiente de programação, acompanhe as instruções do documento Usando Java na Plataforma NetBeans [28Dez09].
Motor javaPlay
Um motor de jogos 2D, chamado javaPlay, foi especialmente desenvolvido para este livro. A estrutura do javaPlay é profissional, atual e pode ser estendida para ser usada na indústria de jogos 2D. Desta maneira, você pode começar usando o javaPlay para pequenos exercícios e depois continuar a expandi-lo profissionalmente. Abaixo há várias versões do javaPlay, em graus crescentes de complexidade.
Código (como projeto NetBeans completo)
Versão Mini [28Dez09] referência mais básica do Motor, que implementa um loop)
Versão 000 [28Dez09] versão mais simples do Motor, onde os tiles são colocados um a um no próprio código)
Versão 00 [28Dez09] (praticamente igual à Versão 000. A diferencá é que o Scene.java lê a definição da cena a partir de um arquivo texto, ao invés de colocar tiles um a um)
Versão 0 [28Dez09] (a mais completa, com inimigo, placar, colisão. Exercícios a partir desta versão podem ser os que adicionam lógica de jogo, os que permitem coletar power-ups, os que inserem novas animações, ...)
Arte e Animação para testes
Tiras de Animação
No Player.java, a variável animIndex é o índice de um vetor que vai percorrendo as imagens de uma tira de animação.
As seguintes tiras estão disponibilizadas no arquivo tiras.zip [28Dez09] (na ordem UP, LEFT, RIGHT, DOWN):
Arte tipo Pong
No arquivo arte_pong.zip [28Dez09] estão os elementos básicos par um jogo tipo Pong.