INF 1325 – Administração, Gerência e Segurança de Redes

 Professor:

Anderson Oliveira da Silva
anderson@inf.puc-rio.br

M. Sc. Ciências em Informática - PUC-Rio
Engenheiro de Computação - PUC-Rio

Ementa:

Modelos para Gerência de Redes, Plataformas de Gerência, Conceitos e Políticas de Administração, Administração de Servidores, Administração de Switches, Pontes e Roteadores; Suporte dos Sistemas Operacionais à Administração e Gerência; Introdução a Segurança, Criptografia, Assinatura Digital, Compromisso de Terceiro, Autenticação, Controle de Acesso, Confidencialidade, Integridade; Arquiteturas de Segurança; Segurança na Internet, Vulnerabilidades de Sistema Operacional, Arquiteturas de Proteção.

 Programa:

Bibliografia:

·      Principal:

o       SNMP Essencial
Douglas R. Mauro & Kevin J. Schmidt – Campus.

o       Criptografia e Segurança – O Guia Oficial RSA
S. Burnett, S. Paine – RSA Press – Campus

o       Hackers Expostos – Segredos e Soluções para a Segurança de Redes
J. Scambray, S. McClure, G. Kurtz – Makron Books

o       Desvendando Segurança em Redes
S. Northcutt, L. Zeltser, S. Winters, K. Frederick, R. Ritchey – Campus

·      Complementar:

o       SNMP, SNMPv2, SNMPv3 and RMON 1 and 2
William Stallings - Addison-Wesley

o       Network Security – Private Communication in a Plublic World
C. Kaufman, R. Perlman, M. Speciner – Prentice Hall

o       Hack Proofing Your Network – Internet Tradecraft
R. Russell, S. Cunningham – Syngress

Critérios de Avaliação e Aprovação:

A disciplina foi classificada na Categoria III do Art. 92 da Resolução 01/2005. O critério de avaliação e aprovação são apresentados abaixo:

A avaliação do aproveitamento feita pelo professor será expressa por meio de dois graus de qualificação, apresentados numericamente, em escala de zero (0) a dez (10), do seguinte modo:

a) o primeiro grau de qualificação, representando o aproveitamento de aluno na disciplina, será obtido através de testes, relatórios, trabalho ou uma única prova realizada no meio do período letivo ou de trabalho equivalente, tendo em vista um programa parcialmente lecionado;

b) o segundo grau de qualificação, resultante de testes, relatórios, trabalho, prova ou projeto, cobrindo um programa parcialmente lecionado ou toda a matéria lecionada no período letivo. Neste grau podem ser incluídos testes e relatórios relativos a programa parcialmente lecionado.

c) o Grau Final será calculado conforme um dos dois casos a seguir:

c-1) Se o segundo grau for maior ou igual a três (3,0), o Grau Final será a média aritmética das duas avaliações (mesmo peso).

c-2) Se o segundo grau for menor que três (3,0), o Grau Final será calculado tendo o primeiro grau peso um (1) e o segundo grau peso três (3).

São condições de aprovação nas disciplinas:

a) Alcançar o mínimo de freqüência igual a três quartos (75%) das aulas dadas. O aluno que não alcançar o mínimo será reprovado por falta (RF) e terá o Grau Final igual a zero (0,0).

b) Obter o Grau Final igual ou superior a cinco (5,0). O aluno que não obtiver este índice de aproveitamento será reprovado por média (RM).

 

Material Complementar: